Marcel

Foi o lugar que Marido escolheu para o jantar de aniversário.

O Marcel é um lugar tradicional. Tra-di-cio-nal. Por questão de comodidade, escolhemos a filial dos Jardins, um maldito restaurante de flat (odeio restaurantes de flats, hotéis e hospedarias em geral). Ainda assim, o lugar transpira tradição. Por todos os poros.

 

É um salão amplo, com poucas mesas – e bastante distância entre elas, olha que coisa boa. São mesas de madeira pesada e escura; cadeiras pesadas e ultraconfortáveis, estofadas de tecido tipo jaquard estampado. Lugar escurinho, luz de velas, quadros clássicos na parede. Pegou o clima?

Guardanapos de linho, pratos de porcelana (lindos! Cada prato da mesa tinha uma estampa diferente, e a desarmonia era totalmente harmoniosa), taças de cristal, talheres de prata, tudo comme Il faut.

 

Quando cheguei, todos à mesa tomavam suco de tomate – eu detesto suco de tomate = catchup com gelo no copo – e disseram que estava muito bom.

 

O couvert era simples, mas muito bem executado: pães de diversos formatos (todos frescos e quentes), torradas, manteiga, um patê de foie DIVINO (cremoso, bem temperado e super leve). Também foram servidos um confit de tomate, picante na medida e um patezinho de legumes que eu não consegui identificar (também picante, também saboroso).

 

Na hora de pedir o prato, fui na tradição: suflê. O meu era de queijo brie com cogumelos e aspargos. Pedi no tamanho pequeno, uma lady.

 

O suflê estava efetivamente bem feito. Leve, leve, leve, como nunca faremos em nossas casas. Uma casquinha crocante e saborosa na parte de cima. Mas……… achei que faltou um pouquinho de sabor. Quase não se sentia o gosto do brie, e os aspargos e cogumelos, talvez moles demais, talvez muito poucos, não apareceram na boca. Ficou um sabor um tanto quanto indeterminado (sabe aquela coisa borderline entre o sabor suave e o sabor inexistente? Então).

No geral, dou nota seis para o suflê: dez na textura, dois no sabor. Ficou devendo, dada a tradição e os prêmios que a casa detém (e os preços na coluna direita do cardápio, principalmente).

 

Na mesa também foram pedidos:

– suflê de frutos do mar – recebeu elogios calorosos na textura e moderados no sabor.

– confit de pato acompanhado de feijão branco – provei, estava MESMO super saboroso. Me arrependi totalmente por não ter pedido.

– rabada – também foi efusivamente elogiada

 

Desta vez pedimos sobremesa (o suflê LEVE era tamanho PEQUENO, lembra?).

Tudo o que o suflê não correspondeu, o profiterole fez. E sobrou.

Era um super profiterole gigante, de massa levíssima e crocante, recheado com sorvete. Quando eu pensei em fazer uma mini cara de frustração “falta algo no meu prato” um garçom saído sabe-se lá de onde se materializou ao meu lado com uma jarra de calda de chocolate e começou a “temperar” o prato.

Hum.

Que delícia. A calda tinha um amarguinho delicioso, que combinava perfeitamente com o doce do sorvete e o doce super suave da casquinha. Certamente a melhor parte do jantar.

Na mesa também foram pedidos:

– petit gateau – não provei, foi considerado na média dos bons petits gateaux por quem pediu

– frutas vermelhas flambadas – também não provei; foi considerado meio sem atrativos

– torrone gelado – este eu provei. Super bem apresentado, mas não deixa de ser um sorvete. Dos médios.

O profiterole com certeza foi o grande destaque nas sobremesas.

 

No geral, achei o ambiente super tradicional sem ser sufocante, o serviço excelente, o couvert muito bom, o famoso suflê decepcionante e o profiterole redentor.

 

Considerando o preço e a fama, esperava mais. Acho que não voltaria se tivesse que pagar a conta.

 

Quanto gastamos – cerca de 120 reais por pessoa (couvert, suco de tomate, pratos, duas garrafas de vinho para seis pessoas e sobremesa).

Onde fica – Rua da Consolação, 3555

Jardins – São Paulo – SP

www.restaurantemarcel.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s