Dalmo o Bárbaro

Lembra do Namoro na TV (e variantes), o Seu Silvio oferecendo como prêmio para o casal recém-formado “um passeio no Guarujá e um jantar no Dalmo o Bárbaro”?

Então! É esse!!!!!!!

 

O Dalmo o Bárbaro (pelo menos o que eu conheço, não sei se tem outro, no Guarujá mesmo) fica em plena Rio-Santos.

 

Sempre passamos por ali, ou na ida ou na volta da praia, e falamos “a gente precisa parar aqui qualquer dia e experimentar”. Mas nunca tínhamos parado.

 

Até que descemos em um sábado, só para resolver umas coisas e voltar, e falamos “a hora é agora”. E paramos para almoçar.

 

Como eu já disse, o lugar fica na estrada. Apesar disso, consegue ser agradável: tem um salão amplo e arejado, e, nos fundos, uma varanda que dá para uma área bem arborizada, onde existem apenas umas ruazinhas de terra e quase ninguém passando (era o final de tarde de um sábado chuvoso de setembro, não sei até que ponto isso pode ter interferido). Sentamos na varandinha.

 

Fomos superbem atendidos. É um lugar onde os garçons são GARÇONS, sabe? Não são jovenzinhos bonitinhos que querem descolar uma grana extra, não são iniciantes… são garçons. Sabem de cor e salteado cada detalhe de cada prato, servem arroz manejando duas colheres ao mesmo tempo sem derrubar um grão e todas essas coisas de quem sabe o que faz ali.

 

Como o garçom explicou que os ingredientes são fresquíssimos e super selecionados, optamos pelo prato mais simples dos simples, um peixe ao molho de camarões. Tínhamos duas opções de peixe: pescada cambucu e dourado (o garçom explicou que existe um dourado de mar – eu achava que era um peixe de rio – e que era muito saboroso). Fomos no dourado de mar, que nenhum dos dois conhecia. Seguindo a recomendação do garçom, fomos de prato pequeno (todos os pratos são oferecidos na versão pequeno e grande, ou nomes equivalentes).

 

Não nos arrependemos: fomos brindados com uma boa porção de postas altas de peixe, grelhadas na medida, com um saboroso (simples e suave) molho de tomates com camarões graúdos. Acompanhando, arroz branco básico.

 

Achei o peixe um pouco firme demais para o meu gosto – a textura estava mais para outras carnes brancas que para outros peixes. Mas o sabor era muito bom. É um peixe de sabor forte, intenso. Mesmo sendo um peixe saboroso, da próxima vez ficaria com a pescada – agrada mais o meu paladar.

 

O molho estava na medida certa, de sabor suave, estava ali para escoltar o peixe mesmo. Os camarões, cozidos no ponto certo, em boa quantidade e de um tamanho, delícia, que precisa ser cortado duas vezes, sabe como?

 

Comemos MUITO e ainda levamos uma quentinha para casa, que virou jantar no dia seguinte.

 

Não pedimos a sobremesa porque, antes de entrar, vimos uma tia vendendo doces na porta. Escolha certa: três doces por dois reais, sendo que na primeira leva pedimos brigadeiro e bicho de pé. Ambos macios e saborosos, mas o bicho de pé se destacou. Para não dar briga pelo bicho de pé “sobressalente” (três doces, duas pessoas…) repetimos a dose e levamos mais três bichos de pé (estava bom, MESMO). E com o real que sobrou dos cinco, arrematamos mais uma fatia de bolo de fubá molhadíssimo, que ficou para o lanche da tarde do dia seguinte.

 

Portanto, o Dalmo vale a pena de ser visitado. Seu Silvio sabe o que faz… rsrsrrsrs…

 

Quanto gastamos – total da conta (um prato, uma cerveja long neck, um refrigerante e o serviço), de cerca de 120 reais, mais os cinco reais da tia do doce.

Onde fica – SP-055 (também conhecida como Rio-Santos), Km233 (Caruara), 12 Km – fica em um trevo da Rio Santos, pertinho de Bertioga, não tem como errar.

http://www.dalmobarbaro.com.br/

(engraçado, no site só fala do Guarujá, apenas cita rapidinho o da Rio-Santos…)

 

Anúncios

2 Respostas para “Dalmo o Bárbaro

  1. Vou no Dalmo desde pequeno, aquilo é uma loucura…os melhores peixes, o melhor risoto de camarão e a melhor lula que já comi! Vida longa ao Dalmo!

  2. Beno,
    SIMMM amigo , todos pescado são selecionados,pessoalmente por mim que sou veterinaria especializada em pescado em SANTA CATARINA, para melhor servir nossos AMIGOS como voce, fico MUITO FELIZ que desde de pequeno nos prestigia com sua presença e toda sua família…
    Esperamos voces mais vezes, e aguarde NOVOS PRATOS serão acrescentados no cardápio…
    Abraços mil!!!

    PS: Obrigada pela vida longa ao Dalmo….eu como FILHA tambem desejo isso todos os dias de minha vida…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s